Saiba como proteger as crianças das frequentes doenças de inverno
O inverno já começou e com ele o terror dos pais: coriza, tosse, espirros e febre. Para a pediatra Gláucia Campello Gouveia, os motivos que levam a infecções respiratórias frequentes nas crianças nesta época do ano são variados. “Começa pela alternância de temperatura. De manhã e de noite é mais frio e na parte da tarde o tempo esquenta. Para completar, exatamente por causa desse clima ameno, ficamos mais aglomerados e em locais fechados”, explica.
Segundo a Dra. Glaucia, creches como a Kindergarten Recreio, com espaços ao ar livre e janelas nas salas, são ideais para evitar que as infecções se proliferem entre os pequenos. “A contaminação é feita por via respiratória, através dos perdigotos que ficam no ar. Então se as crianças puderem ficar o maior tempo possível em ambientes arejados é mesmo o ideal”, garante. Glaucia, no entanto, avisa: “Mas se uma criança estiver doente no mesmo ambiente das outras é praticamente inevitável a contaminação. Os bebês colocam muitas coisas na boca, compartilham esses objetos, por isso, neste caso, o melhor a fazer é não levar uma criança com sintomas respiratórios para a escola”.
Mas se a criança apresentar esses sintomas quando já está na creche, é preciso ligar o alerta e chamar o responsável o quanto antes. “Eu não vejo problema de a escola, com a orientação dos pais, dar um antitérmico para baixar a febre, por exemplo. Hoje em dia sabemos que a locomoção até a escola pode ser demorada e a criança não deve ficar com febre esse tempo todo. Mas assim que possível é fundamental levar essa criança para casa para evitar a contaminação dos demais alunos”, orienta a Dra. Glaucia.
Apesar de gerar muita insegurança e receio entre os pais, a pediatra afirma que infecções respiratórias das vias aéreas superiores são muito comuns e até esperadas nessa faixa etária pré-escolar. “É normal que crianças mais novas tenham em torno de oito dessas infecções por ano”, tranquiliza.
Veja abaixo dicas da Dra. Glaucia Campello Gouveia para se prevenir das doenças do inverno:
- Vacina da gripe: “É fundamental. E eu indico que levem as crianças bem no início da campanha de vacinação. Só assim elas vão passar todo o inverno protegidas”
- Hidratação: “O inverno é a estação mais seca do ano, por isso a ingestão de líquidos é tão importante quanto no verão”
- Soro: “Crianças não conseguem limpar bem o nariz, então aplicar soro fisiológico deve ser uma rotina durante todo o ano, mesmo quando eles não estão resfriados. Eu costumo dizer: trocou a fralda, colocou soro”
- Aglomeração: “Evitem locais muito fechados sempre que for possível
Deixe-nos um comentário