Depois de quase 7 meses de atividades presenciais suspensas devido a pandemia do Coronavírus, em outubro finalmente pudemos receber novamente nossos alunos. Mesmo com várias mudanças na rotina e muitos cuidados extras, conseguimos manter a alegria de sempre aliada ao acolhimento necessário, especialmente depois de tanto tempo afastados. E pouco a pouco, conforme as famílias foram se sentindo seguras, as crianças retornaram às atividades com muita animação.
A expectativa para o reencontro era grande, mas ainda não sabíamos como as crianças reagiriam ao retorno. Segundo Caroline Menezes, Diretora Operacional da Kindergarten Recreio, todos tiveram uma grata surpresa. “Ficamos impressionados de ver como as crianças estavam sentindo falta da creche, a readaptação mesmo foi para pouco alunos. Percebemos o quanto as crianças sentiram falta da escola pelo encantamento delas retornando ao espaço e reencontrando amigos e professores”, conta.
Neste momento nosso foco estava voltado para a adaptação dos pequenos para os novos hábitos de higiene e segurança. Enquanto os alunos do Maternal 2 e Pré-escola ficam de máscara sem dificuldade, com os menores é preciso fazer um trabalho de conscientização constante: “Eles sempre chegam na creche de máscara, mas logo querem tirar. Para eles é mesmo muito mais difícil, por isso pensamos sempre em brincadeiras e atividades que estimulem o uso”.
As oficinas e todo o dia a dia da creche também precisaram sofrer alterações para se adequarem ao chamado “novo normal”. Mas nada que altere significativamente a rotina das crianças, que já estão habituadas a essa nova realidade. “Durante as refeições, temos o cuidado de posicioná-las intercaladas, de modo que não fiquem de frente, nem ao lado umas das outras. E na hora do sono após o almoço, cada um continua tendo a sua caminha, como antes. Apenas removemos os ninhos e deixamos só os colchonetes, que são higienizados diariamente com álcool 70%. Posicionamos cada criança a 1 metro de distância e, depois do uso, a roupa de cama é ensacada individualmente”, detalha.
Uma das mudanças mais sentidas tanto para as famílias, quanto para a Kindergarten, que sempre prezou pelo livre acesso dos pais e responsáveis ao ambiente escolar, é o distanciamento necessário neste momento. “Mas como nossa parceria é bem sólida, todos compreenderam essa necessidade e sempre nos apoiam”, agradece. E avisa: “Mas mesmo sem poder entrar na creche, os pais conseguem acompanhar pelas câmeras as atividades realizadas no pátio, e recebem muitas fotos das crianças em sala de aula. E todos têm total liberdade para entrar em contato, sempre que precisarem, pelo telefone e meu celular pessoal”.
Caroline ressalta que é importante agradecer o comprometimento de todos os pais que permaneceram com seus filhos matriculados na creche durante o período de atividades on-line. “Temos noção do quanto o período da quarentena foi difícil para muitas famílias, muitas vezes até financeiramente. Somos muito gratos de coração a todos os pais que continuaram conosco mesmo com a paralisação das aulas e se preocuparam em manter esta parceria pela continuidade da creche e da equipe envolvida”, finaliza.
Deixe-nos um comentário